Contagem comemorou 108 anos no dia 30 de agosto e para marcar a data, a festa foi embalada pelos shows do cantor sertanejo Léo Magalhães e da dupla Lu e Alex, na Praça do Divino, bairro Jardim Laguna, região da Ressaca. A festa recebeu mais de 10 mil pessoas. Os cantores trouxeram um repertório animado e romântico, incluindo canções próprias e sucessos de outros artistas do cenário brasileiro. Promovida pela rádio Liberdade FM com apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Juventude (CEJ), a festividade levou ao delírio os fãs da boa música sertaneja.
Quem trocou o ingresso com antecedência chegou cedo para aproveitar os shows e se acomodou em um lugar privilegiado para curtir a noite. Para a dupla lu e Alex, foi uma satisfação participar da festa dos 108 anos de Contagem. "Esta festa está linda e o mais legal é poder ajudar as pessoas. Queremos parabenizar à rádio Liberdade FM e à Prefeitura de Contagem por essa inciativa. Tenho certeza que muitas pessoas poderão ser ajudadas por essa troca de alimentos não perecíveis. Que a Prefeitura de Contagem continue ajudando o próximo e fazendo Contagem uma cidade melhor para sua população. Estamos felizes por fazermos parte deste aniversário”, agradeceu os músicos.
Com todo espaço ocupado, os olhos do público se mantiveram atentos ao palco a noite toda. A expectativa era pela presença do cantor Léo Magalhães, que subiu ao palco e embalou o público com suas músicas românticas. Com trabalhos autorais atuais e antigos, o cantor agitou a todos que cantavam e balançavam os braços em resposta ao seu carisma. Natural de Teófilo Otoni, o músico Léo Magalhães animou a galera com os hits: "Camas Separadas, Amor Rebelde, Cara Metade e Só da Ela no Meu Coração", canções responsáveis pela marca de 150 mil cópias vendidas, rendendo para o cantor seu espaço na mídia nacional. O cantor Léo Magalhaes disse que estava muito feliz em comemorar o aniversário dessa cidade. "Contagem que só tem 108 anos de existência. Quero agradecer o carinho de todos que vieram aqui cantar com a gente. Eu me sinto muito honorado em participar desse momento junto com todos vocês”, vibrou.
Doações
Além de aproveitar os shows, o público pode fazer uma boa ação e doar alimentos não perecíveis. Ao todo foram arrecadados 5.877 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Banco de Alimentos de Contagem. O equipamento será responsável pelo direcionamento das doações a entidades socioassistenciais cadastradas.
Segundo o gerente do Banco de Alimentos, Bruno Fontes, esse equipamento é de grande importância para Contagem. Com a criação da Superintendência de Segurança Alimentar, somada ao trabalho do Banco de Alimentos, busca-se melhorar a estrutura no direcionamento e eficiência do trabalho de combate à fome e ao desperdício. “Essa arrecadação foi importantíssima para o Banco de Alimentos de Contagem, visto que nosso percentual de doações durante o ano de alimentos não perecíveis, ainda, é muito baixo, representando apenas 20% do total de alimentos distribuídos”, informa o gerente do Banco de Alimentos.
Cerca de 12 mil pessoas, entre crianças, idosos, moradores de rua e dependentes químicos em tratamento, são beneficiadas pelas doações de 80 instituições cadastradas. O Banco trabalha com alimentos perecíveis como frutas, legumes e hortaliças, e não-perecíveis, como grãos, enlatados, biscoitos, entre outros alimentos doados pelas instituições. Tudo passa por uma triagem. O que é bom para o consumo é doado e, o que não é, vai para a compostagem.